RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367
Cadastre-se Área do Assinante
Nenhum Comentário

Saiba como evitar acidentes no ambiente doméstico

O empregador e o empregado possuem um papel importante para prevenir situações de risco

Acidente-Doméstico

Quedas, choques elétricos, cortes, queimaduras, intoxicações e explosões de gás, todos esses acidentes domésticos podem ser graves, mas eles também podem ser evitados. Com alguns cuidados, tanto do empregado doméstico, quanto do empregador, é possível deixar sua família e sua casa em segurança.

Para entender melhor sobre esse assunto, entrevistamos Lucy Mizael, Facilitadora Doméstica e Personal Organizer, que explicou como evitar acidentes no ambiente doméstico.


Doméstica Legal:  
Quais os acidentes mais comuns no ambiente doméstico?

Lucy Mizael – Os acidentes mais comuns no ambiente doméstico são quedas, choque elétrico, cortes, queimaduras, explosões de gás e panelas.

  • As quedas por conta de tapetes e passadeiras leves, que as pessoas espalham pela casa, que não são emborrachados. As empregadas que sobem em banquinhos para alcançar alguma coisa ou uma cadeira que não aguenta o peso delas.
  • O choque elétrico está relacionado a muitas coisas, mas um ponto importante é a sobrecarga de benjamim, o mau contato na geladeira e também no exaustor.

Nos cortes:

Exemplo 1: Existem pessoas que utilizam a faca para abrir alguma coisa que não é de cortar. Ou então, a faca está muito cega e acaba fazendo muita força.

Exemplo 2: A tábua de corte está em cima de uma superfície com água, ela faz força para cortar um tomate, desliza a tábua e existe o risco do corte.

  • As queimaduras também são acidentes comuns, as empregadas que colocam as panelas para ferver nas bocas da frente do fogão ou faz fritura, esbarra no fogão ou esbarra no cabo e derrama.
  • Também existem os riscos de explosão tanto do gás quanto da panela de pressão.

                                                  Lucy Mizael – Facilitadora Doméstica e Personal Organizer


Doméstica Legal: 
Quais são os cuidados que a empregada doméstica precisa ter para evitar esses acidentes?

Lucy Mizael – Para evitar o uso de acidentes, é fundamental o uso de algumas ferramentas necessárias como:

  • Calçados emborrachados e fechados. Além de não escorregar, objetos pontiagudos não vão machucar.
  • Quando a empregada for trabalhar com fritura e ferver uma panela com água, leite ou colocar algo com muito volume para ferver. Sempre utilizar as bocas de trás do fogão. E isso aí também vale a questão dos cabos, os cabos grandes devem ser colocados para dentro.
  • A manutenção da panela de pressão. Sempre colocar a borracha em dia, pinos limpos, não colocar muito alimento dentro da panela de pressão a ponto dela ficar muito cheia, pois pode entupir as válvulas e causar explosão.
  • Ter muito cuidado na hora de manusear as facas.
  • Em relação aos eletrodomésticos, nunca fazer gambiarras. Gambiarras em geral são muito perigosas.
  • Utilizar as luvas para fazer a limpeza, principalmente dos banheiros e de lugares onde podem ter objetos pontiagudos.

O ideal seria usar as luvas o tempo inteiro, pois para manipular os produtos de limpeza é muito importante, principalmente produtos de limpeza fortes como água sanitária e cloro.

O conselho é não inventar moda e fazer milhões de coisas ao mesmo tempo.

 

Doméstica Legal:  Para evitar acidentes de trabalho, o empregador doméstico também tem um papel importante? Quais são as responsabilidades do empregador neste caso?

Lucy Mizael – A questão é orientar o profissional que a casa também tem riscos, conversar com sua empregada, mostrar para ela as peculiaridades da casa.

Oferecer sapatos, luvas adequadas, explicar sobre o risco de misturas, oferecer uma boa escada, equipamentos com haste para limpeza de lugares mais altos, vidros. Ficar atento a esse tipo de coisa e oferecer ferramentas adequadas para fazer o trabalho, que significa segurança.

 

Doméstica Legal: Caso haja idosos e crianças na casa, existe algum cuidado especial?

Lucy Mizael – Para o Idoso é muito importante não ter gambiarra dentro de casa, coisas que atrapalham o fluxo. Porque o idoso tem dificuldade de caminhar. O principal é deixar a casa o mais limpa possível, sem vassouras, baldes, coisas fora do lugar. Jamais utilizar tapetes leves. Esses tapetes causam muitas quedas e o que mais machucam os idosos dentro de casa.

Para as crianças, além do cuidado com as tomadas para evitar o choque elétrico. As intoxicações com produtos de limpeza são muito recorrentes. Então é importante deixar os produtos de limpeza em um lugar alto e com armário fechado para que as crianças não consigam abrir.

É importante que todos os empregadores e trabalhadores domésticos busquem mais segurança no ambiente doméstico e uma relação mais harmonia e duradoura.

Receba atualizações no seu email

Comentários

Deixe sua resposta