Passo a passo para informar o 13º da doméstica, pago em novembro, no eSocial

Passo a passo para informar o 13º da doméstica, pago em novembro, no eSocial

Regra para informar benefício no sistema do governo varia para quem parcelou pagamento e para o empregador que optou pelo pagamento à vista

Passo a passo para informar o 13º

No mês de dezembro os empregadores domésticos incluem em suas rotinas algumas outras tarefas, além das habituais. Uma delas é a necessidade de informar no sistema do eSocial o pagamento da primeira parcela do 13º salário do empregado doméstico, que deveria ter sido quitada até o dia 30 de novembro. O mesmo vale para os empregadores que optaram pelo pagamento do valor integral do benefício no mês.

A Doméstica Legal preparou um passo a passo para orientar os empregadores que pretendem fazer esta tarefa por conta própria. Porém, disponibilizamos uma solução muito mais simples. Gerenciamos a conta do eSocial para que o empregador tenha mais rapidez e segurança. Peça um orçamento sem compromisso!


Passo a passo para informar o 13º no sistema do eSocial

Passo 1:

O empregador deverá se logar no site do governo www.esocial.gov.br, informando o número de seu CPF, Código de Acesso e senha pessoal.

Passo 2:

Clicar na opção “Folha/recebimentos e pagamento” no menu principal, logo em seguida em DADOS DE FOLHA / RECEBIMENTOS E PAGAMENTOS.

Passo 3:

Selecionar o mês de Novembro.

Passo 4:

Clicar no nome do empegado desejado.

Passo 5:

O eSocial abrirá  o movimento de pagamento de seu empregado, nesta opção o empregador deverá clicar no botão “ADICIONAR OUTROS VENCIMENTOS/PAGAMENTOS”

Passo 6:

Ao clicar neste botão o eSocial irá exibir algumas verbas, o empregador deverá selecionar a verba “eSocial1800 – 13º salário – Adiantamento” clicando no “checkbox” ao lado do código e nome da verba.

Passo 7:

Informar o valor do 13º salário no campo devido.

Se o 13º salário tiver sido dividido em duas parcelas, o empregador deverá informar o valor da 1ª parcela. Se optou por pagar integralmente o 13º no mês de novembro, deverá informar o valor total.

Em ambos os casos só incidiram FGTS (8%) e FGTS COMPULSÓRIO – Antecipação da multa do FGTS (3,2%), sobre o valor desta verba. O INSS só irá incidir no mês de Dezembro que ainda será habilitado pelo governo dentro do mês.

Passo 8:

Clicar no botão “Salvar rascunho”.

Passo 9:

Clicar no botão “CONCLUIR PAGAMENTO”

Passo 10:

O eSocial irá apresentar uma verna sobre o 13º Salário, clicar em “OK”

Passo 11:

Verificar os lançamentos, caso estejam corretos clicar no botão “Encerrar Folha”.

Passo 12:

Clicar no botão “CONFIRMAR”.

Passo 13:

Clicar no botão “EMITIR GUIA”.

Passo 14:

Imprimir a guia e pagar até o dia 07/12/2016.

Obs: Nesta guia estarão embutidos os tributos do 13º terceiro informado e os tributos do salário do mês de novembro conforme com o que foi informado.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post

Mais acessados

🔎 Não achou o que procurava?

Faça sugestões de novos conteúdos