Passo a passo para emitir o DAE do 13º salário e do pagamento de dezembro no eSocial

Passo a passo para emitir o DAE do 13º salário e do pagamento de dezembro no eSocial

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga à empregada doméstica até o dia 20 de dezembro

Segunda parcela do 13º salário

No mês de dezembro os empregadores domésticos incluem em suas rotinas algumas outras tarefas, além das habituais. Uma delas é a necessidade de pagar a segunda parcela do 13º salário do empregado doméstico até o dia 20 de dezembro. Além disso, o empregador deve emitir a guia de INSS do decimo terceiro salário, que deve ser paga até o dia 06 de janeiro 2017.

A Doméstica Legal preparou um passo a passo para orientar os empregadores domésticos nas seguintes tarefas:

  • Emitir a guia com o INSS do decimo terceiro salário, que deve ser paga até 06/01/17;
  • Emitir a guia do pagamento de salário de dezembro, mais o FGTS da segunda parcela do decimo terceiro, que deve ser paga até 06/01/17.

 

Confira o passo a passo abaixo

1º passo: Logar no eSocial informando o número do CPF, Código de acesso e senha pessoal.

 

 

2º passo: Clicar no botão “Folha/Recebimento e Pagamento”, logo em seguida na opção “Dados De Folha/Recebimento e Pagamento”.

 

 

3º passo: Clicar na opção “décimo terceiro/2016”.

 

4º passo: O eSocial irá mostrar uma mensagem, deverá clicar em OK.

 

5º passo: Selecionar o empregado desejado, clicando no nome do mesmo.

 

6º passo: Ao selecionar o empregado desejado, o sistema irá exibir o movimento de pagamento de 13º do empregado.  Neste momento o empregador deverá informar o valor integral do 13º salário.

 

7º passo: Clicar no botão “Salvar Rascunho”. Logo em seguida o eSocial irá exibir uma mensagem informando a confirmação.

 

8º passo: Descer a barra de rolagens até a parte inferior de sua tela e clicar no botão “Concluir Pagamento”.

 

9º passo: Logo após clicar em Confirmar pagamentos, o sistema irá transportar o empregador para a tela de “Remunerações Mensais”. Neste momento o empregador deverá clicar no botão “encerrar folha”.

 

 

10º passo: O sistema irá exibir as bases salariais para composição da guia do 13º. Neste opção deverá clicar no botão “Confirmar”

 

11º passo: No encerramento do 13º, clicar no botão “emitir guia”.

 

12 º passo: Será feito download da guia de 13º, que terá seu vencimento em 06/01/2017.

1- A Guia de 13º não tem competência, é exibido na guia o período de apuração (2016), e no campo “observações” na própria guia, há a informação de que se trata de 13º salário.

2- Nesta guia só incidem INSS patronal (8%), INSS Laboral (8,9 ou 11% dependendo do valor do 13º salário) e Seguro por acidente de trabalho – Gilrat (0,8) sobre o valor integral do 13º salário, o FGTS correspondente a segunda parcela do 13º salário estará na guia de competência 12/2016 (dezembro) que será uma outra guia, cujo vencimento também será em 06/01/2017.

Não acabou por aqui! Ainda temos que emitir a guia de dezembro.

Nesta guia teremos a incidência de FGTS e antecipação da multa do FGTS da segunda parcela de 13º, mais as incidências normais da remuneração mensal de dezembro.

 

13º passo: Após emitir a guia do décimo terceiro de 2016, você deverá posicionar o ponteiro do mouse no menu principal em “Folha/recebimentos e pagamento” e logo em seguida na opção “Dados de folha/recebimentos e pagamentos”.

14º passo:  Clicar no mês “Dezembro”.

15º passo: Selecionar o empregado desejado, clicando no nome do mesmo. Caso tenha algum evento a ser lançado, como horas extras, faltas, atrasos, dentre outros o empregador deverá clicar no botão “adicionar outros eventos /pagamentos”.

Se não possuir nenhum evento a ser lançado, basta conferir as informações sobre o décimo terceiro, que serão exibidos automaticamente caso tenha lançado esta informação no eSocial corretamente.

 

16º passo: Clicar no botão “salvar rascunho”.

 

 

17º passo: O sistema irá exibir a mensagem de que o rascunho foi salvo com sucesso, neste momento deverá clicar no botão “Concluir pagamentos” na parte inferior do site.

 

 

18º passo: O sistema irá apresentar a mensagem “a remuneração foi enviada com sucesso”, Neste momento deverá clicar no botão “Encerrar folha de pagamento”.

 

 

19º passo: Confirmar as bases de cálculo, caso esteja de acordo.

 

 

20º passo: Clicar no botão “Emitir guia”.

 

 

21º passo: Será feito automaticamente o Download da guia de dezembro, cujo vencimento será dia 06/01/2017 e pode ser paga em qualquer banco, loterias ou pela internet.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post

🔎 Não achou o que procurava?

Faça sugestões de novos conteúdos