RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367

Passo a passo: empregador doméstico pode adiar recolhimento do FGTS em até três meses no eSocial

Passo a passo: empregador doméstico pode adiar recolhimento do FGTS em até três meses no eSocial

Veja como fazer a solicitação no eSocial doméstico e ter três meses adiados do FGTS, já no vencimento do dia 7 de abril

Em função da Medida Provisória 927, publicada em 22 de março de 2020, o FGTS devido pelos empregadores referentes a março, abril e maio poderá ser recolhido a partir de julho – sem juros, atualização ou multa. O pagamento poderá ser feito em até seis parcelas.

A pedido do Jornal Extra, mesmo antes da atualização do sistema, o Instituto Doméstica Legal preparou um passo a passo para que o empregador consiga fazer a exclusão do Fundo de Garantia e Antecipação da Multa do DAE manualmente, já no vencimento do dia 7 abril. Confira:

Passo 1: logar no eSocial utilizando seu login e senha pessoal, através do link: https://login.esocial.gov.br/login.aspx

Passo 2: clicar em Dados de Folha ou em Folha de Pagamento no Acesso Rápido

Passo 3: caso possua algum valor de provento ou de desconto a laçar clique no nome de sua colaboradora (1) e selecione a verba desejada. Se NÂO possuir nenhum evento ou desconto a ser lançado, clique em ENCERRAR FOLHA (2).

Passo 4: o eSocial irá exibir as bases salariais e os valores que compuseram o DAE do mês, neste momento verifique se os valores estão de acordo e clique no botão CONFIRMAR

Passo 5: o eSocial irá exibir a composição da guia fechada e pronta para emissão, neste momento não emita o DAE, clique na opção ACESSE A PÁGINA DE EDIÇÃO DA GUIA, Conforme tela abaixo.

Passo 6: tenha bastante atenção nesse momento, desmarque o flag do Saldo total a pagar

Passo 7: selecione apenas as verbas previdências (1,2 e 3) e logo em seguida clique no botão DAE
1. 1082-03 – CP SEGURADOS – EMPREGADO DOMÉSTICO
2. 1138-08 – CP PATRONAL – EMPREGADO DOMÉSTICO
3. 1646-09 – CP PATRONAL – GILRAT – EMP DOMÉSTICO

Passo 8: certifique-se que os valores correspondem as verbas selecionadas no passo anterior e clique no botão EMITIR DAE.

Passo 9: o eSocial fará automaticamente o download do DAE diretamente para seu dispositivo, basta abri-lo e conferir os valores contidos no Documento de Arrecadação

Passo 10: conferir os valores e quais os tributos se encontram no DAE

A Doméstica Legal ressalta que este procedimento é apenas para atender ao inciso VIII do artigo 3º da Medida Provisória 927, de 22 de março de 2020 que dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19), nos demais casos não orientamos este procedimento.

Ebook gratuito: Como prevenir e combater o coronavírus no emprego doméstico

Preparamos um ebook com orientações sobre como empregadores, empregados domésticos, diaristas e seus contratantes, podem proceder diante dessa situação. Clique aqui para baixar. Envie para os seus amigos e familiares, o ebook é gratuito.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post