• RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367
RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367

O trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio

O trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio

Estadão (13/02/2020)

O presidente da ONG Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, distribuiu nesta quinta-feira (13), nota em resposta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para lembrá-lo de que “nos últimos anos a empregada doméstica passou a ter os mesmos direitos do trabalhador de uma empresa”, “o trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio” e “para chamar atenção para o aumento da informalidade no setor”.

Na quarta-feira, Paulo Guedes avaliou como positivo o patamar alto do dólar e, dentre seus argumentos, disse que quando a moeda norte-americana estava num valor mais baixo todo mundo estava indo para Disneylândia, inclusive empregada doméstica, “uma festa danada”.

O instituto diz na nota que a garantia de igualdade de direitos à categoria veio com a aprovação da PEC das Domésticas, que ajudou a diminuir “a cultura escravagista e patriarcal que infelizmente ainda existe” no país.

“Sr. Ministro Paulo Guedes, gostaríamos também de chamar atenção para um equívoco na sua fala. Infelizmente, o trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio. Muitas trabalhadoras viajam a trabalho, a maioria são babás, com a passagem custeada por seus empregadores, ganhando adicional de viagem, que hoje é garantido por lei. Ficaríamos felizes se essa fosse a realidade de todos os brasileiros”, escreve Avelino.

Confira a matéria completa!

As informações foram úteis? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário sobre este post