RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367
Cadastre-se Área do Assinante
Nenhum Comentário

Entenda como funciona o período de carnaval para as empregadas domésticas

O empregador doméstico deve verificar se na sua cidade a temporada de festividade é considerada feriado

carnaval para as empregadas domésticas

O período do carnaval é considerado ponto faculdade pelo Governo Federal, porém é feriado decretado no Rio de Janeiro, pela Lei 5243/08, na terça-feira. Mas o empregador doméstico fica com dúvidas em quais dias é obrigatório conceder folga aos empregados. Com isso, a Doméstica Legal preparou uma matéria para esclarecer algumas dúvidas.

 

Os dias do carnaval são feriado?

Dentro do período que vai de segunda até a quarta-feira de cinzas são considerados pontos facultativos de acordo com o Governo Federal. Cada estado e município tem liberdade para declarar feriado, como o Rio de Janeiro, que tem o feriado declaro na terça-feira de carnaval. Assim, os empregados domésticos que atuam nessa localidade, podem trabalhar normalmente na segunda e na quarta-feira de cinzas.

Para saber formalmente as datas que são consideradas feriado em cada região, o ideal é procurar as informações oficiais no site da prefeitura de cada localidade.

 

Remuneração do empregado doméstico durante os dias de carnaval

Caso o empregador doméstico residente solicite que o empregado trabalhe normalmente na terça-feira, deverá obedecer às regras estabelecidas para o trabalho em feriados.

A remuneração em dia de feriado deve ser calculada com base em 1 dia de trabalho em dobro. Outra opção é conceder uma folga compensatória em um dia que haveria expediente normal, porém a compensação deve acontecer no mesmo mês.

 

Estados que o período de carnaval não é considerado feriado

O empregador doméstico pode escolher dispensar o trabalhador em locais que o carnaval é ponto facultativo ou não é feriado na terça-feira, não podendo gerar nenhum tipo de prejuízo na remuneração do trabalhador. Porém, se o empregado faltar o trabalho sem justificativa poderá ter o dia descontado, caso não seja dispensado de suas atividades.

Receba atualizações no seu email

Comentários

Deixe sua resposta