Empregador doméstico pode pagar eSocial via PIX

Empregador doméstico pode pagar eSocial via PIX

Desde o final de 2020, a funcionalidade é aceita e o empregador pode pagar a guia DAE do eSocial com mais praticidade

O mercado financeiro iniciou um processo de migração para o meio digital, que foi acelerado durante a pandemia que teve seu início declarado oficialmente ainda no início de 2020. Dentre as facilidades que podemos encontrar no ambiente digital, são os bancos digitais e os serviços oferecidos por cada plataforma, de acordo com as escolhas do usuário.

Atualmente no emprego doméstico, muitas empregadas já possuem contas abertas em bancos que disponibilizam aplicativos para smartphone, facilitando seu dia a dia e do próprio empregador doméstico, que pode mensalmente transferir o salário direto em conta, e a trabalhadora não corre riscos por ter que transportar o pagamento do mês, muitas vezes, no transporte público.

Dentre as muitas facilidades que apresentadas no decorrer de 2020 está o PIX, e o empregador doméstico já pode utilizá-lo para fazer o pagamento da guia DAE do eSocial. Gostou da novidade? Entenda como funciona!

 

O que é o PIX?

Criado pelo Banco Central (BC), o PIX é o pagamento instantâneo brasileiro em que recursos são transferidos entre contas por segundos e pode ser feito em qualquer dia da semana. O PIX pode ser realizado de conta corrente, poupança e até pagamento pré-pago.

Para ter o PIX, empregador e trabalhador deve acessar o aplicativo do seu banco pessoal para smartphone, escolher a opção PIX e registrar uma chave, que pode ser o CPF, número do celular, e-mail e até mesmo uma chave aleatória.

É importante estar atento para não cair em golpes, o banco não liga solicitando os seus dados pessoais e nem a chave do PIX. Só encaminhe a sua chave para pessoas de confiança. Com os cuidados devidos, a ferramenta por facilitar a vida de milhares de empregadores e trabalhadores domésticos.

Saiba mais sobre o PIX

 

Como funciona o pagamento da guia DAE do eSocial doméstico?

A guia DAE do eSocial reúne os seguintes encargos: INSS, FGTS, seguro de vida, Imposto de Renda (se houver) e salário-família. Com vencimento no dia 7 de cada mês, exceto quando este dia cair em feriado ou final de semana (assim o pagamento deve ser antecipado para o último dia útil), é uma obrigação legal do empregador para que não fique inadimplente com a legislação vigente e correndo o risco de uma ação trabalhista.

 

Como pagar a guia DAE via PIX?

O pagamento é simples: basta abrir o aplicativo em seu celular, selecionar a opção a opção PIX, pagamento e ler o QR Code que consta na guia do eSocial.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post