RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367

Empregada doméstica trabalha no carnaval? Entenda!

Empregada doméstica trabalha no carnaval? Entenda!

Os dias de folia são considerados pontos facultativos pelo Governo Federal. Datas variam de acordo com a região

Com a chegada do carnaval, a pergunta que não sai da cabeça do empregador e do trabalhador doméstico é a mesma. Empregada doméstica trabalha no carnaval?  Nesta matéria, esclarecemos o que pode ou não acontecer nesta data. Confira!

 

É considerado feriado nos dias de carnaval?

Dentro do período que vai de segunda até a quarta-feira de cinzas são considerados pontos facultativos de acordo com o Governo Federal. Cada estado e município tem liberdade para declarar feriado.

Para saber formalmente as datas que são consideradas feriado em cada região, o ideal é procurar as informações oficiais no site da prefeitura de cada localidade. Portanto, empregador doméstico, fique atento!

 

Remuneração do empregado doméstico durante os dias de carnaval

Caso o empregador doméstico residente solicite que o empregado trabalhe normalmente no feriado, deverá obedecer às regras estabelecidas para o trabalho em feriados.

A remuneração em dia de feriado deve ser calculada com base em 1 dia de trabalho em dobro. Outra opção é conceder uma folga compensatória em um dia que haveria expediente normal. Porém, a compensação deve acontecer no mesmo mês.

 

Estados que o período de carnaval não é considerado feriado

O empregador doméstico pode escolher dispensar o trabalhador em locais que o carnaval é ponto facultativo ou não é feriado na terça-feira, não podendo gerar nenhum tipo de prejuízo na remuneração do trabalhador. Porém, se o empregado faltar o trabalho sem justificativa poderá ter o dia descontado, caso não seja dispensado de suas atividades.

Mais uma vez, é essencial lembrar que para saber formalmente as datas que são consideradas feriado em cada região o ideal é procurar as informações oficiais no site da prefeitura.

 

Como ter a consciência tranquila

A Doméstica Legal auxilia os empregadores domésticos que buscam ter conforto, segurança, tranquilidade emocional e a consciência limpa de que está agindo dentro da lei. Nós podemos te ajudar. Solicite um orçamento sem compromisso. 

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post

Menu do blog

Mais Acessados