RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367

Dia Internacional do Trabalho Doméstico é lembrado em meio a pandemia causada pelo Covid-19

Dia Internacional do Trabalho Doméstico é lembrado em meio a pandemia causada pelo Covid-19

Anualmente o dia é celebrado em 22 de julho, para reforçar a luta por condições de trabalho mais justas

Trabalho Doméstico

O dia 22 de julho é lembrado anualmente como o Dia Internacional do Trabalho Doméstico, reforçando a luta por condições de trabalho mais justas. Segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada em 30 de janeiro pelo IBGE, o número de trabalhadores domésticos chegou a 6,356 milhões em 2019, sendo que a grande maioria (4,598 milhões) permanecem ainda na informalidade, incluindo a classe das diaristas.

Durante a pandemia causada pelo coronavírus, muitas domésticas têm perdido o emprego, pois o empregador também tem sido afetado pela crise econômica que se instaurou no país. É importante destacar que o governo liberou medidas legais para ajudar tanto o empregador quando a empregada nesse momento. Com isso, a suspensão de contrato de trabalho por até 120 dias e a redução de jornada e salário por até 120 dias são opções para “desafogar” o empregador financeiramente, e manter o emprego e a renda do trabalhador. Com essas opções, o governo assume parte do salário do empregado, conforme as regras estabelecidas.

De acordo com Mario Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, é primordial manter a calma durante essa fase. É importante que o empregador não mande a doméstica embora, a não ser que tenha perdido a renda.  “Nesse dia 22, o trabalhador doméstico e a diarista precisam ter esperança. Ao mesmo tempo, peço ao empregador doméstico formal que não demita a sua empregada nesse período. O governo estendeu por mais dois meses a suspensão de contrato e um mês a redução de jornada e salário”.

Como a crise se estende às diaristas, Avelino faz um apelo ao contratante: – “Você que tem uma diarista, ajude-a, pois o pouco é muito. Qualquer ajuda que você possa dar, será muito importante para ela”.

Um dia importante como este precisa de atenção nesse momento, e é necessário que a empatia seja praticada pelos dois lados para que a harmonia possa prevalecer e não venha afetar o emprego e a renda de milhares de trabalhadores domésticos. Que possamos lembrar neste dia que a união e o bom relacionamento podem salvar relações, e que a luta pela melhoria do empego doméstico continua.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post

Menu do blog

Mais Acessados