Como fica o feriado de Carnaval em 2021 para o emprego doméstico?

Como fica o feriado de Carnaval em 2021 para o emprego doméstico?

Empregadores e domésticas precisam verificar calendário da prefeitura para conferir se em sua localidade será feriado ou não

Carnaval

O carnaval não é feriado nacional e em 2021, devido a pandemia, o feriado que costumava ser prolongado sofreu mudanças que impacta diretamente o emprego doméstico e seus trabalhadores. É preciso atenção redobrado durante o período que seria considerado carnaval, pois alguns municípios e estados adotaram suas próprias regras quanto ao feriado.

No Rio de Janeiro somente é considerado feriado no dia 16, terça-feira. Portanto o empregador deve dar folga a doméstica nesse dia. Porém se o empregador, em comum acordo com a doméstica, quiser que ela trabalhe nesse dia, deverá pagar o dobro ou dar uma folga compensatória. Em São Paulo não haverá ponto facultativo e nem feriado.

Nos municípios, os empregadores precisam observar a legislação vigente no site da prefeitura para verificar se algum dia do período de Carnaval será fixado como feriado.

 

A doméstica pode trabalhar em dia de feriado?

Se em algum estado ou município for fixado feriado e o empregador solicitar os serviços do trabalhador doméstico, a remuneração do dia de trabalho deverá ser paga em dobro.

 

Folga no período de carnaval pode ser compensada?

Sim. Caso o empregador dê folga nos dias de carnaval em lugares onde não é feriado, poderá exigir que essas horas sejam compensadas posteriormente.

 

Carnaval 2021

O período de carnaval será nos dias 13 (sábado), 14 (domingo), 15 (segunda-feira e 16 (terça-feira). A quarta-feira de cinzar que cai no dia 17, não é feriado! Sendo, portanto, ponto facultativo, até as 14 horas, somente para as repartições públicas federias. Não sendo aplicado ao emprego doméstico.

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post