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Como a empregada doméstica pode dar entrada no seguro-desemprego online?

Como a empregada doméstica pode dar entrada no seguro-desemprego online?

Problemas para solicitar o seguro durante a quarentena são as maiores reclamações das trabalhadoras que foram mandadas embora durante a crise de Covid-19

seguro-desemprego

Os impactos da pandemia de coronavírus já chegou no emprego doméstico por meio de demissões. Diante disto, muitas empregadas domésticas têm nos procurado por meio de nossas redes sociais para pedir auxílio no momento de dar entrada no seguro-desemprego, atualmente única fonte de renda que terão pelos próximos 3 meses.

Contudo, alguns problemas operacionais estavam ocorrendo, o que levou o governo a fazer adaptações na solicitação do benefício para o profissional doméstico via web, uma vez que os postos de solicitação presencial não estão abertos e o telefone não estava funcionando. O Instituto Doméstica Legal buscou uma resposta dos órgãos responsáveis e a resposta veio através de um sistema próprio para que a doméstica solicite o benefício.

Com isso, a Doméstica Legal reuniu as principais informações para que a doméstica possa solicitar o seguro sem dores de cabeça e para o empregador doméstico poder auxiliá-la nesse momento, lembrando que estes são os processos divulgados pelo governo. Confira!

 

Como solicitar o benefício online?

O trabalhador ou empregador que for realizar o procedimento para seu funcionário, deverão acessar o site do governo clicando aqui, após isso um formulário será exibido e os dados de identificação do trabalhador dados o vínculo de emprego deverão ser preenchidos, também será preciso anexar os documentos exigidos por Lei, para habilitação do benefício do seguro-desemprego do empregado doméstico. Sugerimos que os documentos a serem anexados, sejam fotografados pelo celular de forma nítida, em superfície de cor neutra.

 

Documentos necessários para solicitar o seguro-desemprego

Cada documento deve estar dentro de um arquivo, por exemplo, o RG frente e verso, deve estar em um arquivo.

  • Cópia da Carteira de Trabalho;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;
  • RG
  • Sentença Judicial (SE HOUVER);
  • Comprovante de Residência (opcional).

 

Como saber se o benefício foi concedido?

As informações concedidas pelos empregados serão incluídas na base de dados do Portal Mais Emprego e analisadas para verificar se está tudo certo, se as exigências necessárias para recebimento do benefício. É possível acompanhar o status da situação via web clicando aqui, ou pelo telefone Alô Trabalho 158, porém o tempo estimado de espera é de até 30 minutos. O processo de análise da solicitação é de até 20 dias corridos (isso contabiliza sábados e domingos).

Ao finalizar a análise do requerimento, o empregado será informado sobre o deferimento ou indeferimento da solicitação. Caso tenha sido aprovado, as parcelas do benefício serão emitidas. Porém se for indeferido o sistema irá apresentar uma notificação informando o motivo pelo qual o seguro-desemprego não foi concedido.

 

Passo a passo para fazer a solicitação:

Após fazer o login, você deverá autorizar o uso de seus dados.

Feito isso, você será redirecionado para a tela de preenchimento de dados, conforme as imagens abaixo:

Preencher e salvar o formulário.

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