RJ: (21) 2518-3099 | DEMAIS ESTADOS: 4003-3367

Adiamento por três meses do FGTS da empregada doméstica

Adiamento por três meses do FGTS da empregada doméstica

Medida do governo permitiu que o empregador doméstico adiasse o recolhimento do Fundo de Garantia dos meses de março, abril e maio

FGTS

A dúvida mais frequente que a Doméstica Legal tem recebido nos últimos meses, por parte da empregada doméstica, é a falta de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma obrigação legal do empregador doméstico desde outubro de 2015, por meio da Lei Complementar 150, a Lei da empregada doméstica.

Contudo, é importante observar que em 22 de março, foi publicada a Medida Provisória 927, que liberou algumas medidas legais para auxiliar o empregador doméstico durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. E dentre as medidas, estava o adiamento do recolhimento do FGTS do trabalhador doméstico referente aos meses de março, abril e maio. Porém o empregador irá fazer esse recolhimento a partir de julho.

 

Verifiquei que faltam três meses de contribuição do meu FGTS, o que fazer?

O primeiro passo é conversar com o empregador doméstico, a Doméstica Legal preza a harmonia entre patrão e empregado, e nada melhor do que uma boa conversa. Ele pode ter aproveitado a MP 927 para fazer o recolhimento do FGTS referente aos meses de março, abril e maio, posteriormente. O trabalhador não irá perder esses depósitos. Isso ajudou o empregador durante a fase crítica.

 

O empregador adiou o recolhimento, como colocar em dia?

Para colocar os meses sem recolhimento em dia, o prazo de início é julho. Os valores devidos poderão ser parcelados em até seis vezes, até dezembro de 2020. Assim que as regras para o parcelamento forem divulgadas, estaremos compartilhando as informações aqui em nosso blog.

 

Novos saques do FGTS em 2020

Vale lembrar que a partir do dia 15 de junho de 2020 estará disponível uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia, por meio da Medida Provisória 946. A retirada será de até R$ 1.045 da conta vinculada, ativa ou inativa, para todos os trabalhadores com saldo nas contas do fundo, esta medida se aplica ao trabalhador doméstico.

Saiba como verificar o saldo na sua conta do FGTS

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post

Menu do blog

Mais Acessados