5 motivos para contratar um cuidador de idoso

5 motivos para contratar um cuidador de idoso

O cuidador de idoso é um profissional doméstico, mesmo que seja um técnico em enfermagem e se enquadra na Lei Complementar 150/2015

cuidador de idoso

Com o envelhecimento da população, cada vez mais idosos necessitam de atenção especial no cuidado com a saúde. Com isso, a profissão de cuidador de idoso é uma das que mais cresceu nos últimos anos aqui no Brasil. 

Para falar do cuidador de idoso, precisamos entender que ele é um profissional doméstico, mesmo que seja um técnico em enfermagem. 

Ao trabalhar na residência do empregador, pode ser enquadrado nas leis que regulamentam o trabalho doméstico, conforme artigo 1º da Lei Complementar 150: “Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) por semana, aplica-se o disposto nesta lei”.

Reunimos 5 motivos para o patrão doméstico contratar um cuidador, confira!

 

1 – Aumentar e preservar a autonomia 

Com um cuidador, o idoso se sente mais seguro e sua confiança e1 aumentada para realizar suas atividades diárias, sabendo que terá o apoio necessário. Além disso, o idoso conta com incentivo para realizar atividades que favoreçam sua autonomia e independência.

 

2 – Prevenção contra acidentes

O cuidador auxiliará o idoso a se locomover, se necessário e a realizar tarefas que demandam cuidados, prevenindo assim acidentes domésticos, que podem levar a fraturas e sequelas para a independência do idoso.

 

3 – Uso correto de medicações

Geralmente os idosos tomam muitas medicações e erros podem acontecer até mesmo por falta de atenção e, com isso, uma dose errada pode ser ingerida. Com o auxílio de um cuidador, a família garante que o idoso irá receber o medicamento certo, na dose correta e no horário indicado pelo médico.

 

4 – Hábitos saudáveis 

Conforme a idade vai chegando, é necessário ter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas, fibras e outros minerais, que um profissional recomendará conforme cada pessoa. O cuidador atuará estimulando o idoso para que a dieta seja seguida e o consumo de água, seja adequado.

 

5 – Apoio social e emocional

Mais do que uma pessoa para cuidar, o cuidador se torna uma companhia que favorece a independência do idoso, oferecendo suporte social e emocional. Promovendo assim, qualidade de vida e reduzindo o surgimento de doenças psicológicas decorrentes da solidão.

 Baixe gratuitamente nosso Manual do Cuidador de Idoso

 

Como gerenciar o cuidador de idoso?

A contratação de um cuidador de idoso e o gerenciamento de toda a rotina trabalhista exige muito tempo e paciência para a família, mas com a Doméstica Legal você descansa, pois, cuidamos de todas as burocracias enquanto você desfruta do que importa: tempo de qualidade com quem você ama. 

Tem um familiar e quer contratar um cuidador para garantir o cuidado com a saúde de quem você ama?

Fale agora com um de nossos especialistas para desburocratizar o processo de admissão!

Compartilhe esta publicação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Cadastre seu e-mail e fique sempre atualizado

Deixe seu comentário sobre este post